Os piolhos são uma realidade para muitas pessoas, principalmente crianças em idade escolar. De proliferação rápida, esse inseto suga o sangue do hospedeiro e, se não for controlado, por causar até anemia.
Outro problema causados pelos piolhos são as feridas na pele dos hospedeiros. A presença deles não causa dor, mas o ato de coçar de maneira frenética abre ferimentos na pele que, se não tratados, podem infeccionar.
É um mito acreditar que o piolho só contamina quem não tem hábitos regulares de higiene. O parasita pode contaminar qualquer pessoa, basta ter contato.
Há vários medicamentos no mercado para o controle da praga. E também existe uma forma de eliminar a infecção em casa, com um ingrediente muito comum:
Você vai precisar de:
- Vianagre
Como fazer:
1. Use um copo de vinagre diluído em duas partes de água morna;
2. Aplique em todo o couro cabeludo usando um borrifador;
3. Deixe agir por alguns minutos;
4. Passe um pente fino para retirar os piolhos e as lêndeas;
5. Repita o procedimento a cada três dias até acabar com a infecção;
Atenção: o pente fino deve ser usado sempre, porque ele retira as lêndeas, que são os ovos dos piolhos.
Não use essa solução todos os dias, porque o vinagre pode irritar o couro cabeludo. Lave em água quente roupas e lençóis da pessoa infectada.
Se for uma criança, oriente sobre as formas de contágio, como o compartilhamento de pentes, tocas e acessórios de cabelo.
No caso de infecções forem recorrentes, converse com o seu médico sobre a possibilidade da administração de medicamentos que inibem o contágio. Só use remédios sob orientação médica.