Conheça 6 Dicas para Cuidar dos Móveis e do Piso de Madeira



Móveis e chão de madeira trazem um aconchego para o lar. Hoje em dia, mesmo quem prefere peças mais modernas pode tê-las neste material, fazendo uma bela mistura de estilos.

Há também quem escolha as peças clássicas, com madeira de lei e design mais “antigo”. Mas independentemente do gosto pessoal, todos querem ver seus móveis bem preservados.

As dicas que temos para você são de quais produtos usar para limpar, tirar manchas e manter o item de madeira bonito. O que nem sempre é simples, já que a madeira absorve os líquidos e até a marca dos objetos muito quentes ou muito frios que ficam na sua superfície.

Veja o que fazer em cada situação.

Saiba qual é a madeira do seu móvel ou do piso

Antes de tudo é importante saber que as madeiras não são todas iguais. Conhecer as diferenças é útil na hora de pensar aonde o seu móvel vai ficar. As madeiras mais claras são mais sensíveis à manchas porque possuem poros mais abertos, como pinus, caxeta e pinheiro.

As madeiras com poros mais fechados permitem uma remoção mais fácil de algum produto que cair na superfície. Estas são as mais escuras, como imbuia, por exemplo.

No caso do piso os mais comuns são o natural, feito com tábuas maciças mesmo, o laminado e o carpete de madeira. As tábuas são mais resistentes, já o piso laminado e o carpete são camadas de folhas finas com outros materiais, então necessitam de produtos específicos para a limpeza.

Veja as dicas para cuidar e remover manchas dos móveis e, em seguida, dos pisos.

1. Impermeabilização de móveis

É possível impermeabilizar seus móveis para evitar acidentes e ficar mais tranquilo quando receber convidados e os copos começarem a se espalhar sobre os móveis.

A dica é aplicar uma demão de silicone líquido, deixar secar por 15 dias, passar uma esponja de aço para alisar e dar acabamento e depois repetir o processo para reforçar a impermeabilização.

2. Mancha de óleo em móveis

Para remover manchas de óleo experimente colocar um pano úmido sobre o local afetado e passar ferro quente em cima até perceber que a mancha saiu. Depois é só polir e pronto. Caso não resolva, escolha passar um produto lubrificante para madeira.

3. Mancha de acetona em móveis


O ideal é que você nunca resolva fazer as unhas diretamente sobre um móvel de madeira, mas caso aconteça de derrubar acetona, há duas receitinhas: a primeira é aplicar spray de cabelo sobre a mancha para ela não se alastrar e logo depois passar um pano seco por cima.

A segunda é fazer uma misturinha de partes iguais de vinagre branco, óleo de linhaça e terebintina (solvente vegetal para artesanato).

Antes de aplicar a mistura passe uma esponja de aço seca em cima da mancha. Depois aplique e passe um pano seco para lustrar.

4. Mancha de calor/queimado em móveis

Se você conseguiu deixar uma mancha de queimado em seu móvel de madeira, será necessário lixar com uma lixa fina no sentido da fibra da madeira para um bom resultado.

Depois, pinte de novo, seja com tinta ou verniz. Se o queimado foi mais profundo será preciso lixar toda a superfície para que nivele. Depois, pinte para dar o acabamento.

5. Mancha de água em móveis

A água absorvida pelo móvel também mancha, então, a melhor ideia é passar óleo de peroba com um pano macio. Depois que secar, pode passar o produto de costume, como lustra móveis ou cera.

Se não tiver óleo de peroba, misture bicarbonato de sódio com pasta de dente (não pode ser em gel). Passe a mistura em cima da mancha, deixe agir por um tempo e depois remova. Seque a superfície e finalize com cera ou lustra móveis.

6. Manchas no piso laminado ou carpete de madeira

No piso laminado ou carpete de madeira, a primeira tentativa para remoção de manchas deve ser com pano molhado e torcido. Só se não funcionar, então existem outras opções, como:

  • Água e detergente neutro: para remover manchas de tinta látex ou batom;
  • Detergente desengordurante puro: para manchas de gordura ou óleo;
  • Água morna e álcool: para manchas de café, vinho ou suco;
  • Álcool: para manchas de caneta ou mercúrio;
  • Acetona: para manchas de esmalte, mas só na parte afetada;
  • Querosene ou aguarrás: para manchas de tinta, verniz ou graxa.

Logo que aplicar os produtos para cada tipo de mancha e perceber que esta saiu, passe um pano torcido com detergente neutro. Depois de seco, pode passar um produto específico para devolver o brilho ao piso. Nunca use cera em laminados e carpetes de madeira, pois ficam escorregadios e mais fáceis de riscar.

A cera é indicada para madeira maciça. Esta, quando riscada ou danificada, é mais fácil de ser recuperada, mas pode necessitar do trabalho de um profissional.



Comentar

quatro + dezoito =